Uma das coisas que resolvi para o ano que está acabando agora (sim, eu sou esse tipo de gente que decide coisas numa marcação arbitrária de tempo) foi voltar a escrever. Escrever e publicar aqui, num blog estático e auto-hospedado. Isso vem de um cansaço que tenho tido com a internet “das plataformas”, seus jardins murados, exceço de interações sociais com estranhos que não se comportam e um pouco de saudade de me expressar sobre coisas comuns e sem feedback instantâneo (ou qualquer feedback).
Como uma dezena de coisas que me comprometi a fazer este ano, por motivos de trabalho fiz muito pouco. Isso não me impediu de colocar blogs de outras pessoas na minha rotina. Ter uma aplicação com meus feeds RSS preferidos cadastrados e deitar na rede pra lê-los quase diariamente fez um bem danado para o que sobrou da minha saúde mental neste ano.
Deixa eu contar para você, leitor inexistente, os blogs e sites com feed que mais gostei de acompanhar ao longo do ano:
Neil’s Blog Link to heading
Neil é um advogado (se entendi bem) que gosta muito de computadores. Conheci através de um post onde ele se proprunha a passar um tempo trabalhando exclusivamente pelo terminal no linux e passei a seguir desde então. É largamente um compilado de aprendizados pessoais sobre o uso de linux para trabalho e entretenimento, da perspectiva de alguém que tem usos bem diferentes dos meus como desenvolvedor (e uma boa parte deles impressionantemente avançados).
OSnews Link to heading
Um site de notícias sobre projetos open source feito por uma única pessoa, que aparentemente trabalha muito, muito mesmo. Normalmente são posts apontando para uma notícia ou artigo mais longo, acompanhado de um comentário breve. De vez em quando pingam artigos próprios de opnião muito interessantes. O autor também tem predileção por BSD, o que particulamente não uso, mas gosto de ficar sabendo por cima o que acontece do outro lado da cerca.
Manual do Usuário Link to heading
Talvez a coisa mais famosa dessa lista, mas que só conheci ano passado. Tocado pelo jornalista curitibano Rodrigo Ghedin, oferece uma visão crítica do mundo da tecnologia sob o ponto de vista do usuário final. Ghedin mistura notícias, opinião e indicações de aplicativos/soluções. Uma leitura leve, curta e de frequência diária (ou quase isso).
AI Snake Oil Link to heading
Veja, isso não é nenhum tipo de carteirada, mas IA é um assunto querido pra mim. É o que estudei boa parte da minha vida acadêmica e uma área da computação que tento sempre acompanhar, ler superficialmente os journals que lia na época do mestrado, etc. O problema é que discutir IA hoje em dia é muito próximo do impossível sem interditar o assunto com essa mistura de cloroquina e cocaína de bilionário do Vale do Silício, uma área muito específica e até pouco tempo atrás não muito prolífica que é a IA generativa, seus grandes modelos de linguagem e toda essa tara demi-sexual do capitalismo tardio de eliminar mão de obra.
IA é lindo. IA é útil. IA está no nosso cotidiano há decadas. IA não é só esses papagaios estocásticos empurrados goela abaixo por gente gananciosa. AI Snake Oil é um site super legal com artigos responsáveis, que tenta separar o joio do trigo em linguagem técnica mas ainda assim acessível para quem não é da área.
hisham.hm Link to heading
Hisham Muhammad é um desenvolvedor gaúcho que está na estrada há um bom tempo. Neste blog o criador do htop, do LuaRocks (gerenciador de pacotes da linguagem Lua) e outras coisas interessantes escreve um pouco sobre coisas técnicas, carreira, música e até receitas eventuais. Disponível em inglês e português (posts diferentes).
Controles Voadores Link to heading
https://www.controlesvoadores.com.br/
Site de acompanhamento do podcast de mesmo nome. Enquanto a versão em áudio de Controles Voadores é uma séries de entrevistas com desenvolvedores de jogos brasileiros, o site termina sendo veículo de artigos de seu criador Lucas Toso sobre jogor por vir, relatos de eventos e peças de opinião sobre jogos independentes feitos por (totalmente ou parcialmente) por brasileiros.
Leitores e outras indicações Link to heading
Para acompanhar estes e outros sites, optei por usar a versão gratuita do feedly, um aplicativo e serviço proprietários que não tem a melhor frequência de atualização dos feeds RSS e não me dá as mais variadas opções, mas me permite manter a lista de leitura sincronizada no celular Android e no tablet iOS (onde faço a maior parte da leitura). Quem sabe este ano procuro alguma alterantiva open-source que preencha os requisitos. Quem sabe algo auto-hospedado.
Tem alguma sugestão de blog/site que você acha que pode me agradar? Manda no meu email (sim, sou desses) ou no Mastodon. Tem esses contatos todos neste mesmo site.
Uma boa passagem para 2025 pra todo mundo :)